Jorge Furtado homenageado com mostra em Lisboa

A 2.ª Mostra de Cinema Brasileiro, que decorre de 19 a 21 de Outubro em Lisboa, organizada pela Fundação Luso-Brasileira, em co-produção com a EGEAC E.M. presta homenagem a importantes figuras do cinema brasileiro, entre as quais a actriz Glória Pires e os realizadores Daniel Filho e Jorge Furtado. A mostra ocorrerá no Cinema São Jorge, um dos mais tradicionais da capital portuguesa.

Com o objectivo de apresentar o cinema brasileiro contemporâneo ao público português e à comunidade brasileira residente em Portugal, vão ser exibidos 11 filmes. A iniciativa conta ainda com duas mesas redondas, nas quais participam personalidades conhecidas do cinema brasileiro e português.

No dia 18 de Outubro, reservada a convidados, está agendada a exibição da comédia SANEAMENTO BÁSICO, O FILME (2007), de Jorge Furtado. Uma longa-metragem que, apesar do tema contemporâneo, tem um enredo de estrutura clássica, baseado nas personagens da Commedia Dell’Arte e onde se faz referência às desigualdades sociais existentes no Brasil, bem como às necessidades básicas ainda distantes da população brasileira. Do elenco fazem parte nomes conhecidos do grande público, como Camila Pitanga e Wagner Moura, protagonistas na novela “Paraíso Tropical”, actualmente em exibição em Portugal. O filme será exibido ao público, no segundo dia da Mostra, data dedicada ao cineasta.

Jorge Furtado estreou-se como realizador em 2002 com HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES, mas foi com O HOMEM QUE COPIAVA que chegou ao grande público, tendo ganho o Grande Prémio Cinema Brasil, em 2003. Ambas as películas são exibidas neste dia, realizando-se também uma mesa redonda com a presença do realizador.

O dia 20 de Outubro é dedicado ao trabalho conjunto de Glória Pires e Daniel Filho. “A Partilha”, “Se eu fosse você” e “O Primo Basílio” são os filmes a exibir e que contam com a participação da actriz. Baseado no romance homónimo de Eça de Queiroz, “O Primo Basílio” conta a história de uma jovem romântica, casada com um engenheiro, mas que acaba por se envolver com o seu primo, um elegante bon-vivant. Vivendo entre a paixão e o amor, a jovem é chantageada pela empregada, interpretada por Glória Pires, que descobre o seu caso extraconjugal.

Daniel Filho, depois de ter trabalhado vários anos na Rede Globo como actor e realizador, tornou-se num dos mais poderosos executivos, dirigindo várias telenovelas de sucesso. Actualmente possui a sua própria produtora e exerce a função de supervisor artístico na Globo Filmes. Glória Pires estreou-se na televisão com apenas 5 anos de idade, em 1969. Ganhou o prémio de melhor actriz no Festival de Cinema de Havana (1995) com o filme “O Quatrilho”. Actualmente integra o elenco da novela “Paraíso Tropical”. Também a actriz e o realizador marcam presença na mesa redonda marcada para este dia.

No último dia da Mostra de Cinema Brasileiro são exibidos “Proibido proibir”, de Jorge Dúran, “O Céu de Suely”, de Karim Aïnouz, “Dois filhos de Francisco”, de Breno Silveira e “O Ano em que meus pais partiram de férias”, de Cao Hamburguer.

A Mostra conta ainda com a presença de Ilda Santiago e Breno Silveira. Directora do Festival do Rio, um dos maiores eventos na área de cinema da América Latina, Ilda é também uma das fundadoras do Grupo Estação, uma das mais dinâmicas empresas de exibição, distribuição e promoção de filmes no Brasil. Breno Silveira, festejado director de fotografia de importantes longas-metragens, estreou-se na realização com a cine biografia de uma das duplas caipiras mais famosas do país, Zezé di Camargo e Luciano, em “Dois Filhos de Francisco”, um êxito de bilheteira.

Programa da 2.ª Mostra de Cinema Brasileiro
Cinema São Jorge / Lisboa

Dia 19 (dedicado ao trabalho de Jorge Furtado)

16h30 – HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES
18h00 – MEU TIO MATOU UM CARA
19h30 – O HOMEM QUE COPIAVA
21h00 – Mesa redonda sobre “Modelos de produção e realização no Cinema brasileiro e português” com Jorge Furtado, Ilda Santiago e Breno Silveira
22h00 – SANEAMENTO BÁSICO, O FILME

Dia 20 (dedicado ao trabalho de Daniel Filho e Glória Pires)

18h00 – “A Partilha”
19h30 – “Se eu fosse você”
21h00 – Mesa redonda sobre “Cinema baseado em Literatura” com Daniel Filho e Glória Pires, e Jorge Paixão da Costa
22h00 – O Primo Basílio”

Dia 21

16h00 – “Proibido proibir”, de Jorge Dúran
18h00 – “O Céu de Suely”, de Karim Aïnouz
19h30 – “Dois Filhos de Francisco”, de Breno Silveira
22h00 – “O ano em que meus pais partiram de férias”, de Cao Hamburguer

Cine São Jorge