SANEAMENTO BÁSICO, O FILME estréia dia 20 de Julho

A comunidade da Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha, reúne-se para tomar providências sobre a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Uma comissão é escolhida para pleitear a obra junto à sub-prefeitura.

Após ouvir a reivindicação, a secretária da prefeitura reconhece a legitimidade da solicitação, mas afirma que não dispõe de verbas para obras de saneamento básico até o final do ano. No entanto, a prefeitura tem quase dez mil em verbas para a produção de um vídeo. A verba veio do governo federal e, se não for gasta, terá que ser devolvida.

A comunidade decide então fazer um vídeo sobre a obra. A prefeitura apóia a idéia da realização do vídeo e da utilização da verba para a obra, que seria um absurdo devolver, mas esclarece que, para requerer a verba, a comunidade deve apresentar um roteiro e um projeto do vídeo, e que a verba era necessariamente para obras de ficção.

Os moradores da Linha Cristal passam então a fazer um vídeo de ficção que, segundo interpretações, é um filme de monstro, ambientado nas obras de construção de uma fossa, com o único objetivo de usar a verba para as obras. O que eles não esperavam é que a produção do vídeo fosse se tornando cada vez mais complexa e interessante.

Informações técnicas

Título: Saneamento básico, o filme
Longa-metragem de ficção
Gênero: Comédia
Filmado em: Super 16 mm
Montado em: Final Cut Pro
Intermediação digital
Cópia final: 35 mm
Cor: Eastmancolor
Som analógico: Dolby Stereo
Som digital: Dolby 5.1
Proporção de tela: 1.85
Duração: 112 min
Metragem: 3.060 m / 10.030 pés
Número de rolos: 6
Locações: Município de Bento Gonçalves, RS
Filmagens: de 11 de julho a 13 de agosto de 2006
País: Brasil
Ano: 2007

Cartaz do filme