Retrospectiva de Jorge Furtado no CINUSP começa dia 22

CINUSP APRESENTA “JORGE FURTADO: TUDO ISSO ACONTECEU, MAIS OU MENOS” A PARTIR DE 22 DE ABRIL
Divulgação/ CINUSP

A filmografia de um dos mais importantes diretores do país, Jorge Furtado.

Entre os dias 22 de abril e 5 de maio, o CINUSP exibirá boa parte da filmografia do diretor na mostra Jorge Furtado: Tudo Isso Aconteceu, Mais ou Menos. Serão exibidos curtas, longas de cinema e obras originalmente feitas para TV.

A mostra também acontece na Cinemateca Brasileira, onde ocorrerá o lançamento do novo livro, homônimo à mostra, da coleção CINUSP no sábado, 27 de abril, com a presença do próprio Jorge Furtado e do organizador do volume, Wilq Vicente. Convidamos todos a conhecer, explorar e se encantar com a filmografia deste diretor, que continua sendo um dos mais importantes do nosso cinema nacional.

Nas primeiras cinco obras do diretor, reunidas na Sessão de Curtas Anos 80, já podemos observar traços estilísticos marcantes. As referências televisivas, a aproximação com o documentário e a constante mistura de ficção e realidade presentes em Esta Não É Sua Vida e Barbosa são aspectos que permeiam quase toda a carreira do cineasta e, misturados a um humor engajado, são a base do seu curta de maior alcance, Ilha das Flores, classificado como o melhor curta-metragem brasileiro da história pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

Na Sessão de Curtas Anos 90, Furtado aborda temas como consumismo, trabalho, a sensação de aprisionamento das cidades e o cinema como linguagem, com Veja Bem, Ângelo Anda Sumido e o metalinguístico O Sanduíche.

Contemplando um pouco do seu extenso trabalho na TV, será exibido o curta A Matadeira, parte do telefilme Os Sete Sacramentos de Canudos, e o episódio Anchietanos, da série A Comédia da Vida Privada, uma adaptação das crônicas de Luis Fernando Veríssimo. Junto desse episódio será exibido o curta Até a Vista, seguido de um debate com a participação do próprio Jorge Furtado, dia 26 de abril.

Foi em 2002 que Furtado extrapolou a média-metragem com seu longa Houve Uma Vez Dois Verões, um coming of age situado no litoral gaúcho, exibido em 35mm. Além disso, a programação também conta com grandes nomes como Meu Tio Matou Um Cara, O Homem que Copiava e Saneamento Básico. De suas produções mais recentes, serão exibidos Real Beleza, que retrata o caso de um fotógrafo frustrado que se envolve com a mãe de uma de suas modelos e Rasga Coração, em que o diretor retorna um pouco da sua leveza cômica e seu apreço por abordar questões sociais contemporâneas do país.

A mostra Jorge Furtado: Tudo Isso Aconteceu, Mais ou Menos acontece entre os dias 22 de abril e 05 de maio. O CINUSP funciona de segunda a sexta-feira, com sessões às 16h e às 19h e o Maria Antonia funciona de sábado e domingo, com sessões às 16h e às 18h. A mostra acontece também na Cinemateca Brasileira a partir do dia 27 de abril, com sessões de quarta-feira a domingo, confira os horários no site e redes sociais oficiais. A entrada ao CINUSP é aberta ao público e gratuita. A sala nova fica na Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, dentro do Centro Cultural Camargo Guarnieri no campus Butantã da USP.

/ FILMES

A Comédia da Vida Privada: Anchietanos
O publicitário Chico relembra sua infância no Colégio Anchieta, sua juventude nos estúdios locais de TV e sua entrada na política, quando ele fica encarregado de comandar a campanha para a prefeitura do candidato rival de Andrew, antigo amigo de Chico.

Até a Vista
Fernando é um jovem cineasta em busca de uma história para o seu primeiro longa-metragem. Na tentativa de conseguir os direitos autorais de um romance, o jovem aceita a proposta inusitada do autor e juntos partem à procura de um antigo amor do escritor.

Houve Uma Vez Dois Verões
Chico e Juca são dois adolescentes passando as férias na Praia do Cassino, no litoral gaúcho. Chico conhece Roza, com quem ele transa e que repentinamente desaparece. Meses depois, Roza encontra Chico em Porto Alegre e diz que está grávida.

O Homem que Copiava
André é um operador de fotocópia em Porto Alegre que sonha com uma vida melhor e Sílvia, o amor de sua vida. Tudo muda quando ele recebe uma copiadora a cores no trabalho e decide usá-la para copiar dinheiro.

Meu Tio Matou um Cara
Quando seu tio confessa um assassinato, o adolescente Duca percebe incongruências na história e desconfia que o tio esteja protegendo alguém. Ele decide investigar com a ajuda de seus amigos, enquanto lida com uma paixão não correspondida pela sua melhor amiga.

Rasga Coração
Custódio lutou contra a ditadura quando jovem. Agora um funcionário público de meia idade, ele tenta se encaixar no molde revolucionário atual, mas entra em embate com o filho rebelde diversas vezes. Aos poucos, Custódio vê suas atitudes cada vez mais parecidas com as do seu próprio pai, um reacionário.

Real Beleza
João, um fotógrafo cuja carreira não vai bem, encontra na adolescente Maria uma possível modelo de carreira promissora. Quando o pai dela se opõe a essa escolha, João conhece a mãe de Maria, Anita, com quem ele tem um caso.

Saneamento Básico, o Filme
Numa pequena cidade gaúcha, os habitantes se mobilizam para construir uma fossa para o tratamento do esgoto local. Marina, a líder do movimento, descobre que a prefeitura não tem verba para a obra, apenas para produzir um vídeo de ficção. Então, ela e seu marido Joaquim resolvem filmar a história de um monstro que surge nas obras de saneamento.

Temporal
Uma família dividida: de um lado, o patriarca deseja fundar uma igreja secreta, do outro, suas duas filhas planejam dar uma festa na mesma noite.

O Dia em Que Dorival Encarou a Guarda
Numa noite quente, o detento Dorival só tem um desejo: tomar um banho. Para conseguir, ele enfrentará tudo e todos em seu caminho.

Barbosa
Um homem traumatizado pela derrota do Brasil na copa de 1950 viaja no tempo para tentar impedir outro gol da seleção Uruguaia.

Ilha das Flores
Um plantio de um tomate numa fazenda. A venda a um supermercado. A compra. O descarte. E o destino final: a Ilha das Flores.

Esta Não é a Sua Vida
Uma pessoa absolutamente comum e desinteressante: Noeli, dona de casa, 56kg, casada, dois filhos. Mas será que existe alguém comum e desinteressante?

Veja Bem
Um exame das relações de trabalho e de consumo na sociedade moderna, guiado por poemas de Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto.

A Matadeira
A rebelião de Canudos é contada a partir da perspectiva do canhão inglês que foi usado nas batalhas: a matadeira.

Estrada
Dois casais amigos vão passar o feriado na serra. Outro motorista, com um caminhão velho e sem freios, precisa entregar uma encomenda.

Ângelo Anda Sumido
Dois velhos amigos se reencontram e combinam jantar juntos, mas a procura por um restaurante é quase impossível com os obstáculos da cidade.

O Sanduíche
Encontros, separações e um sanduíche. Os últimos momentos de um casal são seguidos pelos primeiros momentos do outro.

CINUSP Paulo Emílio www.usp.br/cinusp/